Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Como é a Produção de um Rótulo Adesivo
COMO É A PRODUÇÃO DE UM RÓTULO ADESIVO?
Existem várias formas e métodos para a impressão de um rótulo adesivo. Mas, hoje, vamos explicar como é feita a produção desse tipo de material no ramo da flexografia, área em que a Etitec Soluções é referência nacional.
A flexografia é um processo de impressão rotativo direto e tem como características: (i) a matriz flexográfica flexível, feita de borracha e conhecida como clichê; (ii) tintas à base de água, solventes ou com radiação de luz UV, que permitem uma rápida secagem; e (iii) um sistema de entintamento por rolo/cilindro anilox. Além disso, as máquinas flexográficas são confeccionadas com um sistema de secagem rápida, que é feita, geralmente, por meio de circulação de ar quente.
Para que seja iniciado o processo de impressão, é necessária a confecção dos clichês, que são produzidos com base no layout do rótulo adesivo e são separados por cores. Assim, cada clichê deve ser produzido com alto-relevo para que cada informação receber a cor correspondente a do layout.
Posteriormente, os clichês são colocados nos cilindros da impressora e passarão por um suporte com a respectiva tinta antes de entrar em contato com a matéria-prima escolhida para a impressão do rótulo adesivo, que pode ser papel couchê, papel térmico, BOPP e outros.
Assim, a área a ser impressa, que está em relevo, recebe a tinta, que é transferida diretamente do clichê para a matéria-prima utilizada. Como a área ao redor está mais baixa, esta não recebe tinta e, portanto, não há qualquer tipo de impressão. Ou seja, a impressão funciona como se fosse um grande carimbo.
Após receber a tinta, a matéria-prima passa por um processo de secagem rápida e o rótulo adesivo já está pronto para ser aplicado no produto.